sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Querida avó

Parabéns avozinha!

Sei que hoje estás feliz.
Imagino-te sorrindo vaidosa, as mãozinhas cruzadas e os olhos bem atentos para não perder pitada. Sempre foste assim, atenta ao que te rodeia. E hoje, as atenções estão, merecidamente, viradas para ti... Afinal não é todos os dias que se festejam 84 anos.

Uma vida cheia de amor, dedicada aos filhos, aos netos e, como não podia deixar de ser, ao avô Manel. Uma vida cheia de entrega e solidariedade, onde havia sempre lugar para mais um. Ensinaste-nos a todos que é bom dar, aliás, é a única forma de podermos receber. E esta foi sempre a tua máxima.

Recordo tão bem o cheiro da tua casa. Cheiro a leitinho e bolachas. Um leitinho que tinha de ser tomado até ao fim. Os domingos à tarde eram sempre bem passados à volta da lareira que acendias com carinho. E por muito barulho que os netinhos fizessem, tu tinhas sempre muita paciência para nós… esboçavas um sorriso. Um sorriso incansável e doce porque nos amavas.

Rio sempre que me vem à ideia as inúmeras vezes que te ouvia gabar-te dos teus netinhos às vizinhas. Pois, para ti, não há melhores netos: nem mais inteligentes, nem mais amigos, nem mais bonitos, que os teus. Verdade? Sabes, se somos assim… também a ti o devemos! Tu ensinaste-nos a ser quem somos porque nos amavas.

Sinto um aconchego sempre que me lembro que todas as noites rezas por nós. Bem sei que os santinhos atendem os teus pedidos. Porque rezas com a mesma fé com que nos amas.

Lembro das contas de multiplicar que para mim pareciam não ter solução e que nas tuas mãos se tornavam fáceis… Admirava a capacidade que tinhas de acreditar que um dia eu conseguiria multiplicar e dividir sozinha. E assim foi. Só tu podias ter essa certeza. Uma certeza que só tem quem ama.

Nunca esqueço os miminhos que me davas…mesmo quando tinha acabado de fazer uma asneira e todos já me tinham ralhado. Festinhas na cara e uma palavra amiga sempre que o mundo parecia estar contra mim. E só me apetecia ficar ali, no teu colo protector. Um colo de quem ama.

É por tudo isto e muito mais que te adoro.
E, por isso, desejo que a tua vida seja sempre uma festa.

Hoje, não posso estar aí em presença, mas sei que me tens no coração. Quero que tenhas a certeza que também estás no meu. SEMPRE!

Mais uma vez Parabéns! Não só por fazeres anos, mas por seres a pessoa que és!

Amo-te muito!

Efectivamente uma grande avó.
Afectivamente uma grande mulher.

2 comentários:

Lau disse...

Essas palavras não só são bonitas como são verdadeiras. A nossa avó é realmente uma grande Mulher. Fizeste-me chorar, mas são l+agrimas d reconhecimento e de alegria por fazer parte da D.ª Isaura e de uma família tão especial!
Adoro-te Pi!

Rita Machado disse...

A Lau ja disse tudo!!!!!!:)
A carta n foi pa mim mas fquei mt cmovida e adorei pims!!!!!
Já pa n falar na vó que ficou tda vaidosa!!!!!!
Es grande pima!!

Beijos